Fenótipos

Fenótipos

A correta coleta de dados representa um ponto chave para a seleção dos animais superiores. Dados espúrios, ou mal coletados podem gerar informações erradas, comprometendo todo o processo de seleção.

Na primeira fase do programa PMGRW as seguintes características serão utilizadas para a composição do banco de dados e geração de valores genéticos genômicos:

 

  1. Características de Crescimento:

 

1.1. Peso ao Nascimento (PN)

A seleção para peso ao nascimento tem por objetivo promover a facilidade do parto, eliminando ou reduzindo o número de partos distócicos. Deve ser registrado na primeira semana de vida do animal. A seleção de animais menores ao nascimento é particularmente importante durante a escolha dos touros que irão ser utilizados para inseminar novilhas. Essa característica possui alta herdabilidade, o que significa que pode ser selecionada com bastante sucesso, sendo seus efeitos de grande impacto no rebanho. O objetivo é a seleção de animais que gerem progênies com peso ao nascimento equilibrado (em torno de 30 quilos).

1.2. Peso à Desmama (PD)

Critério utilizado para avaliar a capacidade de desenvolvimento do animal, medida por seu crescimento nos primeiros seis a oito meses de vida, juntamente com a habilidade materna, ou seja, capacidade da mãe em zelar pela cria, seja pela produção e oferta de leite ou com o cuidado e proteção da cria, refletida no peso corporal o bezerro/bezerra. Essa estimativa possui correlação positiva com outras características, tais como peso ao sobreano (ao redor de 18 meses).

1.3. Peso ao Sobreano (PS)

Aferido ao redor dos dezoito meses de idade, essa característica reflete a capacidade do animal em se desenvolver e ganhar peso após a desmama. Essa informação está diretamente associada ao resultado do processo de melhoramento de animais de corte: produção de músculo (carne).

 

  1. Características Morfológicas

 

2.1. Conformação, Precocidade, Musculosidade e Tamanho (CPMT)

Essas características são avaliadas como escores, obtidos por avaliação visual, para conformação (C), que estima a quantidade de carne na carcaça do animal observando-se o comprimento e a profundidade do corpo, em conjunto com o desenvolvimento muscular e a harmonia geral do indivíduo, a precocidade (P), que estima a capacidade do indivíduo de chegar a um acabamento mínimo de carcaça com peso vivo não elevado, a musculatura (M), que representa o grau de desenvolvimento muscular apresentado pelo animal; o tamanho (T), que compreende o comprimento e a altura do corpo do animal. As avaliações serão feitas em escala de um a cinco, sendo o valor cinco atribuído aos animais com o grau máximo de expressão para determinada característica dentro de um grupo de contemporâneo ao sobreano. (https://doi.org/10.1590/S0103-84782008005000091).

 

  1. Medidas de ultrassom e/ou abate controlado

 

3.1. Área de olho de lombo (AOL)

É a medida do contorno do músculo longissimusdorsi (contrafilé) na carcaça resfriada entre a décima segunda e décima terceira costela. Essa informação também pode ser obtida através da ultrassonografia, devendo ser coletada ao redor de 18 meses de idade (sobreano).

3.2. Espessura de gordura entre a 12ª e 13ª costelas (EG)

Trata-se de medida realizada no músculo longissimusdorsi (contrafilé) na carcaça resfriada, fornece informação sobre a cobertura de gordura na carcaça, a qual é importante para protegê-la do ressecamento pelo frio durante o processo de resfriamento no frigorífico. Também pode ser obtida através da ultrassonografia, devendo ser coletada ao redor de 18 meses de idade (sobreano).

3.3. Peso da Carcaça

Essa informação é fornecida pelo frigorífico e deve ser incorporada às análises genéticas.

3.4. Gordura intramuscular (MAR)

Comumente denominada de “marmoreio”, a gordura intramuscular está associada a aspectos de palatabilidade da carne (sabor, suculência e maciez), sendo muito desejada pelos consumidores de cortes premium). Pode ser observada através da ultrassonografia da carcaça em animais com idade ao redor de 18 meses (sobreano), entretanto na raça Wagyu a padronização para essa característica ainda não é consenso, o que deverá ser testado com o passar do tempo e o desenvolvimento do PMGRW. Paralelamente, o escore de marmoreio será obtido da análise de carcaças em abatedouro, compondo o banco de dados do programa para a geração das DEP.